quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dicas para uma viagem segura.
• Faça sempre revisões periódicas no veículo e antes de viajar, verifique se o sistema de iluminação está funcionando corretamente, complete a água do reservatório para limpeza dos vidros, verifique os limpadores de pára-brisa, o nível do óleo do motor e o nível de água ou fluido do radiador. Verifique a calibragem dos pneus, sem esquecer do estepe, e confira se todos os equipamentos obrigatórios (extintor, macaco, triângulo, etc) estão no veículo e em perfeitas condições de funcionamento. A falta ou não funcionamento acarreta multa.
• Conheça as condições climáticas previstas durante o período da viagem.

• Planeje sua viagem, tenha sempre em mãos um mapa rodoviário e conheça o itinerário. Ao perceber que errou o caminho, não faça manobras bruscas para tentar retornar, mantenha a calma e procure um retorno mais próximo.

• A quantidade de combustível e as paradas para abastecimento também deve ser planejadas. Parar o veículo na via por falta de combustível é uma infração de trânsito.

• O documento obrigatório do veículo (CRLV) e carteira de habilitação são documentos de porte obrigatório e devem estar na validade. Cada passageiro também deve estar portando seu documento de identidade.

• Para transportar crianças ou adolescentes que não forem parentes até o terceiro grau, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), deve-se portar uma autorização dos pais ou juizado de menores.

• O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo. Crianças menores de 10 anos devem viajar no banco traseiro e, dependendo da sua idade, na cadeirinha de segurança ou assento de elevação.

• Respeite, obedeça e acredite nas placas de sinalização e diminua a velocidade ao se aproximar de curvas. Nunca freie dentro da curva, utilize apenas o freio motor.

• Mantenha distância segura do veículo que segue a frente e preste atenção no veículo que segue atrás, olhando pelo retrovisor de vez em quando. Se ele estiver muito próximo, não fique freando para provocar, apenas mude de faixa e deixe que ele ultrapasse. Os veículos mais lentos devem permanecer na faixa de direta, mas aqueles que trafegam pela faixa da esquerda também devem respeitar a velocidade máxima da via.

• À noite, deve-se redobrar os cuidados e diminuir a velocidade. Em trechos de pista simples, o farol do veículo que vem no sentido oposto atrapalhar bastante a visão. Nesses casos, deve-se desviar os olhos para a faixa central da pista ou para a faixa contínua do acostamento. Mantenha a luz baixa ao cruzar com outro veículo, a “guerra de faróis” é perigosa e pode causar acidentes.

• Com neblina, acenda os faróis baixos e diminua a velocidade, mas nunca pare na pista ou no acostamento, o melhor é seguir devagar. Os faróis também devem ser ligados em caso de chuva.

• As mudanças de faixa devem ser sempre sinalizadas com as setas e deve-se observar antes pelos retrovisores interno e externo.

• Não pare no acostamento, somente em caso de emergência. Carros parados em acostamentos estão sujeitos a colisões. O melhor é parar em locais seguros, como postos de combustíveis.


Por: Lorraine, Marilia, Érica, Ana Carolina, Mariele, Laleska.

Nenhum comentário:

Postar um comentário