quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Emissão de gases poluentes por automóveis e suas consequências

Gases poluentes

Os principais poluentes lançados na atmosfera pelos veículos automotores são provenientes do processo de combustão incompleta, sendo normalmente quantificadas as emissões de monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC), óxidos de nitrogênio (NOx), óxidos de enxofre (SOx) e material particulado.


Danos causados à saúde

A saúde da população é exposta aos gases poluentes, e seus danos variam desde irritação dos olhos, nariz e garganta, tosse, enjôo e dores de cabeça a problemas respiratórios como a asma, com custos diretos e indiretos para a sociedade. Crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias são os mais afetados.




Danos causados à atmosfera

Os poluentes primários (SO2, NO2, CO, COV), sob determinadas condições meteorológicas, transforma-se em poluentes secundários na atmosfera, podendo se deslocar a grandes distâncias pelos ventos. O aumento, na atmosfera, da concentração de determinados gases provenientes do processo de combustão, tem provocado o aquecimento global (efeito estufa).
O efeito de estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, retendo o calor em vez de ser libertado da atmosfera, causando o aumento da temperatura da mesma. O efeito de estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância, pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir, contudo variações bruscas causam alterações drásticas, reduzindo a capacidade de adaptação do sistema ecológico.Os gases de estufa (dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), Óxido nitroso (N2O), CFC´s (CFxClx)) absorvem alguma radiação infravermelha emitida pela superfície da Terra e radiam por sua vez alguma da energia absorvida de volta para a superfície. Como resultado, a superfície recebe quase o dobro de energia da atmosfera do que a que recebe do Sol e a superfície fica cerca de 30 °C mais quente do que estaria sem a presença dos gases de estufa.





Por: Bruna Zilli, Fabrício Coelho, João Gustavo, Odair Kato, Rafael Branco, Rodrigo Souza e Sabrina Nogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário